17/11/2010

Magistério-Caxias: mais de 400 vagas


Para iniciar o ano letivo de 2011 sem a falta de docentes, a Secretaria de Educação de Duque de Caxias realizará concurso para professor I e II e orientadores pedagógico e educacional. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, na última sexta-feira, dia 6, a secretária de Educação, professora Roseli Duarte, destacou que, como se trata da criação de vagas, o processo para o concurso precisará de autorização da Câmara Municipal.

"Em Caxias, é de praxe a transparência nos concursos. Digo isso com muita segurança e, para que isso aconteça, é necessário que haja um acompanhamento. Posso garantir que o processo já está em execução, e o edital será divulgado em breve", afirma.

Ela ainda informou que a seleção abrirá cerca de 400 vagas. No entanto, ressalta que, provavelmente, esse quantitativo deverá aumentar. "Podemos realizar o concurso com uma previsão inicial de vagas e, posteriormente, chamar mais aprovados de acordo com a necessidade", avalia.

Em relação à alocação dos novos servidores, Roseli Duarte explicou que, primeiramente, será feito um concurso para remoção, onde os profissionais que já atuam na rede poderão pedir transferência. As vagas remanescentes serão distribuídas pelas unidades e preenchidas pelos novos concursados.

 "No concurso de remoção, onde priorizamos os funcionários antigos, serão considerados os pontos que são atribuídos aos servidores, como o tempo de rede e outros requisitos. Com isso, ele tem a possibilidade de escolher uma nova escola", explica.

O município possuiu cerca de 174 unidades escolares, 6 mil professores e uma das maiores remunerações do país. "Estamos com cinco escolas de tempo integral para serem inauguradas no ínicio do ano letivo e com a perspectiva de municipalização de três escolas estaduais. Certamente, os aprovados também serão alocados nessas novas unidades".

Como professora concursada da rede há 25 anos, a secretária incentivou a preparação dos candidatos. "Acredito que quando você escolhe ser professor de uma escola pública, você opta pelo resgate de vidas, contribuindo com o nosso futuro", observou.   



;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.