19/08/2010

COVARDIA EM SÃO JOÃO DE MERITI./Prefeito de São João afasta oito diretoras na tentativa de reprimir a greve

Prefeito de São João afasta oito diretoras na tentativa de reprimir a greve nas escolas municipais


Os profissionais de educação das escolas municipais de São João de Meriti entraram  em greve ontem (dia 18 de agosto). Na manhã desta quinta-feira (dia 19 de agosto), o prefeito Sandro Matos (PR) anunciou o afastamento de oito diretoras de escolas, numa tentativa de intimidar o movimento e fazer com que os profissionais de educação reabram as escolas. A categoria exige 37% de reajuste emergencial para recompor as perdas salariais - há dois anos que os salários dos profissionais está congelado. Neste momento, o Sepe está promovendo um ato show e uma panfletagem na Praça da Matriz (Centro do município) e um forte contingente da guarda municipal se encontra no local, o que contribui para deixar o clima mais tenso.

Na sexta-feira, dia 20, às 11h, haverá um ato público da educação em frente à prefeitura. Em seguida, às 13h, ocorrerá uma assembleia em local próximo para discutir os rumos do movimento.

Veja os motivos da greve nas escolas de São João de Meriti:

Os professores e funcionários reivindicam que o prefeito Sandro Matos (PR) não mexa no plano de carreira da educação – o prefeito quer acabar com o adicional de 15% por tempo de serviço e de formação, e com a bonificação de 65% de triênio ao final da carreira. A categoria também exige o fim dos descontos ilegais de até 50% nos salários dos profissionais que entram de licença médica.

Além disso, a situação das escolas municipais é precária, com goteiras nas salas, infiltrações nos tetos e paredes, entulho nas salas, corredores e pátios. Em algumas delas, os alunos são obrigados a estudar em verdadeiros porões, sem ventilação e iluminação natural.

O Sepe Meriti tem informações que a prefeitura está perseguindo diretores de escolas que estão participando da mobilização. O sindicato pede a todos os profissionais que denunciem qualquer assédio moral por parte da prefeitura ou da Secretaria de Educação.

Calendário da greve:

5ª feira: Panfletagem na Praça da Matriz, com Ato Show às 10h. Concentração às 8h no Sepe Meriti; 

6ªfeira: Ato Público em frente à Prefeitura, às 11h, logo após a entrega do abaixo-assinado na Câmara de Vereadores. No mesmo dia, às 13h, assembleia em  local próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.