29/07/2010

Escolas municipais seguem fechadas e ano letivo comprometido em Niterói

Duas unidades, uma em Riodades, e outra, no Morro do Bumba, foram interditadas depois das fortes chuvas de abril na cidade e até agora pouco foi feito para resolver o problema

Em Niterói, duas escolas municipais, com 732 alunos no total, continuam sem aulas desde as chuvas de abril. Apesar do município ter providenciado imóveis para realocar as turmas escolares, os novos endereços ainda não estão preparados para receber os estudantes.

À volta às aulas na rede municipal aconteceu no dia 26, mas os estudantes das escolas Djalma Coutinho de Oliveira, em Riodades, e Sebastiana Gonçalves Pinho, no Morro do Bumba, estão quase completando o quarto mês longe dos bancos escolares. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) acionará, na segunda-feira, dia 2/8, a 2ª Vara da Infância e Juventude de Niterói para garantir o direito dos alunos à educação. De acordo com a secretária de Educação, Maria Inês de Oliveira, as aulas só voltam no dia 16.
Alunos da Escola Municipal Djalma Coutinho, em Riodades, deverão ser realocados para outro endereço no Fonseca. Foto: Alcyr Ramos

“Já finalizamos as duas representações que serão apresentadas sobre essas escolas. São dois casos gritantes de descaso que acaba inviabilizando o direito à educação. Também falaremos da culpabilidade do Poder Público municipal, já que não foi uma tragédia imprevista. Nesses casos, nem mesmo medidas emergenciais, como a matrícula dos alunos em outras escolas, públicas ou privadas, foram tomadas”.

O imóvel da Rua Leite Ribeiro, no Fonseca, que abrigaria os estudantes da E. M. Sebastiana Gonçalves Pinho, foi comprado por R$ 623 mil. Na entrega do imóvel, realizada, no último dia 9, o diretor de administração e manutenção de obras da Fundação Municipal de Educação, Dimas Costa, garantiu que em duas semanas a unidade estaria pronta para receber os estudantes.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.