02/06/2010

Escola municipal localizada em área de risco só tem aulas em dias de sol

Unidade de Ensino Infantil Renata Magaldi, no Fonseca, fica próxima à encosta e fecha em dias chuvosos. Professores, pais e alunos ficam à mercê da previsão do tempo

“Seria cômico se não fosse trágico”. Dizem os pais de alunos da Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Renata Magaldi, no Fonseca, que, desde os temporais de abril, só tem aulas quando faz sol. A proximidade da escola a uma encosta de risco fez com que a direção suspendesse as aulas em dias chuvosos.

Segundo o diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Rodrigo Teixeira, os riscos com a encosta existem independentemente de ter chuva ou não. Portanto, obras de reparo são urgentes.
“Tantos as crianças como os funcionários estão diariamente ameaçados. Obras de contenção são necessárias”, analisou. 

No intuito de colocar fim aos transtornos, a Secretaria Municipal de Educação diz que irá transferir a unidade de lugar por tempo indeterminado. Porém, esses e outros problemas fizeram com que profissionais da rede municipal decidissem por uma paralisação de 48 horas nos dias 9 e 10, durante assembleia realizada ontem de manhã, no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFF.

“A gente só está aqui, porque precisa organizar e empacotar as coisas para a mudança. Acho que essa transição será benéfica para nós e para os alunos, já que as aulas acontecerão normalmente sem qualquer risco de influência do clima”, disse uma das funcionárias.


A cabeleireira Eliane Marques, de 37 anos, é mãe de uma menina de 4, que estuda na escola. Caso a unidade mude de lugar, ela diz que a filha terá que estudar em outra escola.
“Minha filha inclusive está em casa hoje (ontem), por causa da chuva. Não tenho o que reclamar da Umei, ainda mais que é perto da minha casa e posso levá-la a pé. No entanto, minha filha não vai poder continuar na unidade, já que com o aumento da distância, não vou poder levar por conta do meu trabalho”, lamentou a cabeleireira.

Segundo a diretora do Departamento de Gestão Escolar de Niterói, Eliane Cazeiro, após receber um laudo da defesa civil, acusando problemas no entorno da escola, ficou decidido a mudança de local.

“Houve uma reunião com professores, pais e diretores da escola, na qual optamos pela transferência para o Orfanato Santo Antônio, perto da escola. O local já foi adaptado para receber as crianças em horário integral. Terão dormitório para a hora de sono. O prédio é muito maior do que o da escola”, afirmou a diretora, complementando que a escola ficará realocada até que as obras no entorno da unidade escolar sejam concluídas.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.