23/04/2010

Sepe apóia Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária

Com o lema Lutar não é crime, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou esta semana uma série de atos e manifestações em todo o país. Aqui no Rio de Janeiro, a manifestação ocorreu em frente à sede do INCRA (que agora funciona no prédio do DETRAN) e contou com a participação de diversos sindicatos e entidades além, é claro, de acampados e assentados do MST no Estado. O SEPE marcou presença manifestando seu apoio à luta pela Reforma Agrária e contra a criminalização dos movimentos sociais.

Leia a nota do MST explicando as razões da jornada de lutas:

A Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária é realizada em memória dos 19 companheiros assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, durante operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. O dia 17 de abril, data do massacre que teve repercussão internacional, tornou-se o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.
Depois de 14 anos, o país ainda não resolveu os problemas dos pobres do campo, que continuam sendo alvo da violência dos fazendeiros e da impunidade da justiça. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foram assassinados 1.546 trabalhadores rurais entre 1985 e 2009. Em 2009, foram 25 mortos pelo latifúndio. Do total de conflitos, só 85 foram julgadas até hoje, tendo sido condenados 71 executores dos crimes e absolvidos 49 e condenados somente 19 mandantes, dos quais nenhum se encontra preso.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.