26/02/2010

Dupla regência para professores da rede municipal de Niterói

Fundação de Educação abre processo seletivo, cujas inscrições serão abertas na próxima segunda-feira. Ao todo serão oferecidas 240 vagas


A Fundação Municipal de Educação realizará Processo Seletivo Simplificado visando à concessão da gratificação de dupla regência para os professores selecionados que passarão a integrar as Equipes de Referência dos Ciclos, atuando do 1º ao 4º ciclo, do ensino fundamental regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O processo será feito internamente, ou seja, todos os 2.078 professores da rede municipal estão aptos a participar e concorrer às 240 vagas para integrar a equipe de referência, responsável por prestar apoio aos professores. A remuneração salarial irá variar de acordo com as horas trabalhadas. As inscrições começam na próxima segunda-feira e serão feitas apenas pelo site da instituição www.educacao.niteroi.rj.gov.br.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Cláudio Mendonça, as equipes de referência irão compartilhar o planejamento de aula com os docentes que lecionam normalmente, além de propor atividades e avaliar os resultados.

“A iniciativa da criação desse conjunto de apoio foi de Cléa Monteiro, integrante da coordenação pedagógica da Fundação Municipal de Educação. O intuito do processo seletivo é melhorar cada vez mais o ensino da rede municipal, passando do aprendizado infantil até a educação de jovens e adultos. Ao todo, serão cinco setores monitorados e auxiliados pelo grupo de qualidade alfabetização, letramento e promoção da leitura; matemática; iniciação científica e informática educativa”, explicou o presidente da Fundação, Cláudio Mendonça.

Ainda de acordo com Mendonça, os docentes que estiverem aptos a integrar essa equipe de referência trabalharão em um turno diferente ao que normalmente seria o de atuação. Por exemplo, se o professor leciona para os alunos do turno da manhã, ele poderá escolher se integrará o grupo de qualidade no período da tarde ou noturno.

“Quando for se inscrever, o professor irá declarar sua titulação acadêmica, e posteriormente comprovar essas informações. Na próxima etapa, serão entrevistados por membros da área pedagógica, na qual deverão responder sobre disponibilidade de horários, experiência profissional e o nível de engajamento com trabalhos desse tipo. Cada candidato no ato da inscrição deverá indicar duas opções de instituição de ensino para atuação”, explicou.
Após apurado o total de pontos, na hipótese de empate, será dada preferência para efeito de classificação, sucessivamente, maior pontuação na titulação acadêmica; maior pontuação de efetivo exercício no magistério. A validade do processo seletivo será de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período, de acordo com o interesse da FME.

O Fluminense


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.