Professor gonçalense é premiado com livro sobre Mahatma Gandhi
O professor gonçalense Edson Amaro de Souza [ DIRETOR DO SEPE- NÚCLEO SÃO GONÇALO - GRUPO "NA LUTA PELA EDUCAÇÃO"], 32 anos, conquistou o primeiro lugar no concurso nacional “Eliane Ganem de Literatura Infanto-Juvenil 2009". Com o texto "Gandhi, o Santo Rebelde" (disponível em www.elianeganem.com), o professor falou sobre Mahatma Gandhi, mártir que "pregou a paz em meio à guerra na Índia, utilizando apenas a palavra como arma. O concurso acontece em edições anuais e tem como idealizadora à conceituada escritora infanto-juvenil Eliane Ganem.
Concorrendo com escritores de todo o Brasil, Edson Amam se destacou pela originalidade do tema e por trazer ao público infantil a literatura de cordel, arte tipicamente brasileira e tão pouco explorada no Sudeste.
Edson participa de diversas atividades literárias por todo o Brasil e, segundo ele, receber um prêmio como este mostra que os escritores locais têm seu espaço.
Para o escritor, o imaginário infantil é um mundo a ser explorado e falar de Gandhi para este público é um desafio indescritível para qualquer escritor.
"Neste livro me comprometi a resgatar dois assuntos que não podem passar despercebidos pelas crianças. O primeiro é a literatura de cordel e o segundo, não menos importante, o mártir Mahatma Gandhi. É importante que as crianças conheçam personalidades que marcaram a história", destacou o professor.
Com a frase "minha rebeldia confessa, pode colocar-me na prisão", o escritor homenageia o mártir indiano e destaca que se responsabilizar pelos próprios atos pode mudar o rumo da história, assim como fez Mahatma Gandhi.
Eliane Ganem está impressionada com o talento de Edson. "Desde o principio acreditei nas idéias defendidas por este grande poeta. A sensibilidade e a originalidade dele me impressionaram", declarou.
Edson também tem obras sobre Martin Luther King, Silva Jardim e Joaquim Nabuco, entre outros.
FONTE: O SÃO GONÇALO [ 20/07/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Serão eliminados do Blog os comentários que:
1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.