19/06/2012

TRABALHANDO COM UM WIKI EM SALA DE AULA

POR: Vivianne Teixeira de Castro

Mídias Sociais são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (isso inclui as empresas) para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas. Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs...permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo.” (Fontoura, 2009).  Neste contexto, vamos destacar a ferramenta  WIKI ,  o Wiki, é  uma ferramenta de trabalho que permite que os documentos sejam editados num sistema de colaboração com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador web.
         
Uma das características  da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e editadas - geralmente não existe qualquer revisão antes que as modificações sejam feitas, a não ser se o criador da página crie um wiki privado , o que é possível. Porém, a  maioria dos wikis são abertos a todo o público , por esse motivo, em pouco tempo  a ferramenta wiki se tornou um veículo fácil e viável  para a criação cooperativa de hipertextos.
          Como qualquer ferramenta de trabalho na Web , o wiki apresenta seus pontos positivos e negativos, vamos a eles:
Pontos POSITIVOS :

* desenvolve o estimula o trabalho em grupo
* fácil de aprender e utilizar
* pessoas em diferentes lugares podem utilizar e trabalhar no mesmo documento ao mesmo tempo
* qualquer pessoa pode editar o conteúdo
Pontos NEGATIVOS:

* qualquer pessoa pode editar o conteúdo
* como qualquer pessoa pode editar o conteúdo ,pode haver uma desorganização da informação publicada.
* aberto a SPAM e vandalismo, se não for gerido apropriadamente
          Numa instituição de ensino, há um leque interminável de opções para  trabalhar com os alunos dentro de uma proposta wiki, essa ferramenta pode ser adequada a qualquer disciplina, porém, num trabalho proposto com alunos em sala de aula, o direcionamento e acompanhamento do professor é fundamental para que o trabalho wiki seja bem desenvolvido e alcance o objetivo esperado, do contrário, uma publicação equivocada ou um boicote mesmo que acidental pode resultar numa catástrofe irreversível.
          O uso eficiente do wiki exige alguma prática e observação. Posteriormente, exige também alguma base teórica para melhor organizar as idéias

OBS: Conduta do usuário

          É considerada má educação alterar e estragar o trabalho de outras pessoas (Etiqueta Wiki). Mas como sempre há alguém que insiste fazer isso, a opção é que o criador do arquivo copie o banco de dados para seu computador. Também há o histórico de alterações, que permite ver o estado anterior das últimas mudanças. Mas o ideal mesmo é cada um sempre ter uma cópia do que colocou 
REFERÊNCIAS:
Aula 4a – Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. Costa, Rosa Maria E. M. e Marins, Vânia. disponibilizado na Plataforma Moodle, disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de comunicação.
Aula 4b – Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Costa, Rosa Maria E. M. e Marins, Vânia. disponibilizado na Plataforma Moodle, disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação.
Fontoura, Wagner (2010) A hora e a vez das Mídias Sociais. Disponível em http://www.cultura.gov.br/site/2008/02/29/a-hora-e-a-vez-das-midias-sociais. 

* Pós Graduanda em Educação a Distância 
.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.