12/04/2012

Prefeito Eduardo Paes cometerá o Genocidio de 1896 Famílias

Em Nome da Rio + 20 o Prefeito Eduardo Paes cometerá o Genocídio de 1896 Famílias (15 mil pessoas) 

O Conselho de Lideranças dos Catadores e Catadoras do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, vem nesta Nota expressar sua profunda indignação com a forma como os/as catadores/as vem sendo tratados no processo de fechamento do Aterro de Gramacho.
.
A mais de 30 anos os catadores e catadoras de Gramacho trabalham no Aterro e contribuem para ampliar a sua vida útil, retirando dos resíduos que chegam cerca 200 TONELADAS DIÁRIAS DE MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS OU RECICLÁVEIS. O equivalente a uma Cidade de 400 mil habitante. A economia gerada com este trabalho garante o sustento de mais de 15 MIL FAMÍLIAS do Aterro e do seu entorno.
.
A mais de um ano e quatro meses discutimos a criação de um Fundo de Apoio aos Catadores/as e outras ações. Nesse período, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a COMLURB nunca se dispuseram a sentar-se à mesa para discutir e ajudar a colocar em prática o Fundo e estas ações.
.
Hoje vemos pessoas dando várias informações desencontradas a imprensa, que falam que estamos tendo acesso a cursos de formação, a recursos e a outras ações de apoio, além de dizerem que nos pagarão os recursos do Fundo após nos organizarmos.
.
Informamos a sociedade do Rio de Janeiro que até o momento NÃO RECEBEMOS NADA. Queremos ser informados para quem foram dados os cursos e outros apoios que foram divulgados. Com certeza não foi para os catadores e catadoras de Gramacho.
.
Às vezes nos perguntamos se estas informações são jogadas na imprensa porque as pessoas não sabem o que está acontecendo ou se isso é feito para tentar jogar os catadores uns contra os outros.
.
Queremos informar que os/as catadores/as estão organizados sim, temos um Conselho de Lideranças composto por 50 catadores/as e realizamos uma Assembleia Geral dos Catadores e Catadoras de Gramacho no dia 31 de março deste ano, com a participação de mais de 1200 catadores/as, que foi organizada e conduzida por nós mesmos. Se isso não é organização, então nos digam o que é. Colocar a culpa da inoperância do poder público na mão do povo é sempre mais fácil.
.
Nós catadores e catadoras aprendemos a lutar desde cedo, pois sem luta não estaríamos vivos hoje. Queremos dizer que não vamos mais aceitar imposições e propostas que não saem do papel. Queremos respostas concretas sobre COMO VAMOS ALIMENTAR NOSSOS FILHOS A PARTIR DO DIA 24 DE ABRIL, já que o Prefeito do Rio de Janeiro disse que o Aterro fechará dia 23 de abril.
.
Queremos informar também que no dia 11 de abril, em reunião do Conselho de Lideranças dos Catadores, decidimos entrar em processo de mobilização até que esta situação se resolva. E na segunda-feira, se não tivermos até lá nenhuma proposta concreta que atenda as nossas necessidades, realizaremos uma manifestação pacífica na cidade do Rio de Janeiro.
.
Nesse momento, agradecemos a todos que tem nos apoiado e pedimos a solidariedade de todo o povo do Rio de Janeiro, que sabe a importância do trabalho que os catadores e catadoras de materiais recicláveis fazem para o bem da sociedade.
CONSELHO DE LIDERANÇAS DOS CATADORES E CATADORAS DO ATERRO METROPOLITANO DE JARDIM GRAMACHO

Fonte: http://www.mncr.org.br/box_2/blogsudeste/nota-a-imprensa-isto-e-a-rio-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.