21/01/2012

A cruzada da velha mídia contra os trabalhadores

Em um sistema político representativo, que tem como característica básica a parca possibilidade de participação efetiva da população nas decisões, somado a um sistema econômico no qual a exploração do trabalhador – pelas empresas privadas e pelo próprio Estado que deveria defendê-lo – é a tônica principal, as mobilizações grevistas são um mecanismo fundamental de luta contra a opressão.
 
Garantido pelo artigo 9º da Constituição Federal e regulado por leis específicas, o direito de greve não é aceito pela mídia hegemônica brasileira. A cada mobilização dos trabalhadores determinados setores da mídia se mobilizam do outro lado. Os artifícios são sempre os mesmos.

Na última terça-feira o Blog do Miro publicou um texto em que mostra como o Estadão atacou a greve dos trabalhadores da Petrobras antes mesmo que ela começasse. Aqui mesmo no Jornalismo B já fizemos, neste ano, pelo menos quatro posts denunciando os baixos ataques do Estadão, da Folha, da Band e da Zero Hora (AQUI e AQUI) contra movimentos grevistas.

É papel da mídia independente comprar essa briga e defender os sindicatos e os trabalhadores contra as mentiras, distorções, omissões e pressões da velha mídia. A greve é um instrumento básico de exigência de direitos, e é em si mesma um direito garantido. Estar ao lado dos trabalhadores é estar ao lado dos avanços democráticos e ao lado dos setores oprimidos da sociedade, e é esse o lugar da mídia contra-hegemônica.

Da mesma forma, é preciso que os sindicatos e movimentos sociais se afastem dos veículos que os condenam, e percebam também neles seus inimigos no caminho da emancipação. Por outro lado, esses grupos devem apoiar a mídia independente, que também deve apoiá-los não apenas como estratégia política, mas como tarefa fundamental. Dessa forma, fortalece-se a mídia contra-hegemônica e fortalecem-se os movimentos populares, que vêem suas vozes ampliadas na sociedade. A aproximação de sindicatos de trabalhadores e movimentos sociais os mais diversos com a mídia independente é uma necessidade para ambos os lados, se queremos fazer de nossas lutas nossas futuras conquistas.
.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.