05/10/2011

Acampamento Terra Nova inaugura sua escola itinerante, em SC

Desde o dia 6 de junho, o MST ocupa um latifúndio improdutivo no município de Cerro Negro, em Santa Catarina. O acampamento acabou sendo batizado de Terra Nova.

Depois da ocupação, a tarefa da comunidade acampada foi construir a escola das crianças. E, infelizmente, ou felizmente, no caso, havia uma escola abandonada pelo município ao lado do acampamento, que servia como depósito de fertilizantes.

A escola foi requerida pelo Acampamento e a prefeitura cedeu. Pais, alunos e educadores faxinaram o local, fizeram a manutenção de portas e janelas e a escola foi reinaugurada.

Escolas Itinerantes

As escolas itinerantes do MST são reconhecidas por lei estadual, e os professores são contratados como ACTs (Admitidos em Caráter Temporário) pelo Estado. As crianças tem a possibilidade de estudar do primeiro ao quinto ano com plano de aula inspirado nas teorias de Paulo Freire, onde "ninguém educa ninguém, todos educamos uns aos outros".

O Acampamento Terra Nova, que fica no planalto sul catarinense, é organizado por Movimentos Sociais que constroem a Via Campesina como alternativa para a justiça social, produção de alimentos saudáveis, preservação da biodiversidade, educação e protagonismo popular, onde a "ordem é ninguém passar fome e progresso é o povo feliz"!

Veja o vídeo da inauguração da escola:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.