“Instrui-vos, porque precisamos de vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos de vosso entusiasmo. Organizai-vos, porque carecemos de toda vossa força.”
Revista L'Órdine Nuovo - 1º de maio de 1919
Acampamento Terra Nova inaugura sua escola itinerante, em SC
Desde o dia 6 de junho, o MST ocupa um latifúndio improdutivo no município de Cerro Negro, em Santa Catarina. O acampamento acabou sendo batizado de Terra Nova.
Depois da ocupação, a tarefa da comunidade acampada foi construir a escola das crianças. E, infelizmente, ou felizmente, no caso, havia uma escola abandonada pelo município ao lado do acampamento, que servia como depósito de fertilizantes.
A escola foi requerida pelo Acampamento e a prefeitura cedeu. Pais, alunos e educadores faxinaram o local, fizeram a manutenção de portas e janelas e a escola foi reinaugurada. Escolas Itinerantes
As escolas itinerantes do MST são reconhecidas por lei estadual, e os professores são contratados como ACTs (Admitidos em Caráter Temporário) pelo Estado. As crianças tem a possibilidade de estudar do primeiro ao quinto ano com plano de aula inspirado nas teorias de Paulo Freire, onde "ninguém educa ninguém, todos educamos uns aos outros".
O Acampamento Terra Nova, que fica no planalto sul catarinense, é organizado por Movimentos Sociais que constroem a Via Campesina como alternativa para a justiça social, produção de alimentos saudáveis, preservação da biodiversidade, educação e protagonismo popular, onde a "ordem é ninguém passar fome e progresso é o povo feliz"!
Veja o vídeo da inauguração da escola:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Serão eliminados do Blog os comentários que:
1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país; 2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias; 3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.
Aqui serão disponibilizadas diversas leis de interesse comum DA EDUCAÇÃO. Você tem a possibilidade de visualizá-las ou baixar o arquivo para posterior consulta. LEI Nº 008/2003.CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR
Dispõe sobre o PLANO DE CARREIRA do magistério público municipal e FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO.
ISENTA DA ASSINATURA DO PONTO OS SERVIDORES MUNICIPAIS, NAS DATAS CORRESPONDENTES AOS SEUS ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS. LEI Nº 122/2009AQUI
LEI QUE VEDA O USO DO GIZ E QUADRO NEGRO EM TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. OUTRAS LEIS: AQUI
QUEM SOMOS
Somos profissionais da educação ativos e aposentados/as das redes estadual e municipal de São Gonçalo. Constituímos o grupo“NA LUTA PELA EDUCAÇÃO ” unificando os setores combativos do SEPE que acreditam na reorganização do movimento sindical com vistas à construção de uma nova central autônoma, independente de partidos políticos, de governos e patrões e que defendem a democracia nas instâncias partidárias, o internacionalismo, princípios necessários para combater o capitalismo e construir as condições necessárias ao socialismo.
“Ao separar a luta econômica, e meramente sindical, da luta política mais geral, a maioria dos sindicatos, ao longo do século XX no Brasil e no mundo, deixaram de cumprir um papel, que apesar de limitado, era e é imprescindível para a luta socialista. A partir da leitura do marxismo clássico, é tarefa dos sindicalistas revolucionários atuais fazer esse balanço e encaminhar ações que procurem pôr em xeque o sistema capitalista como um todo, sem se limitar a lutar meramente contra os seus efeitos, mesmo que estes sejam bastante nefastos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Serão eliminados do Blog os comentários que:
1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.