21/09/2011

Professores do Ceará: um Insulto do Governo à Educação e ao Conhecimento

Comissão do Futuro - [Alexandre Araújo Costa] Um dos avanços recentes do movimento dos professores foi o Piso Nacional cuja implantação, conquistada no Governo Lula, foi contestada, enquanto foi judicialmente possível, por vários governadores.

Infelizmente, da contestação jurídica, diversos "governantes" têm passado à contestação a prática, incluindo não apenas opositores tradicionais de Lula, como Aécio Neves, mas aliados de primeira hora como Cid Gomes (PSB, governador do Ceará) e até integrantes do próprio partido do ex-presidente, como Luizianne Lins (PT, prefeita do Ceará).
.
Professores da rede pública estadual e municipal deflagraram movimentos grevistas e, em ambos os casos, a resposta tem sido a tradicional repressão (Batalhão de Choque da PM, Guarda Municipal militarizada, etc.) e o discurso nefasto que "não negociam com grevistas".
.
O caso da greve dos Professores Estaduais é particularmente grave, pois a "proposta"  do Governo inclui até redução de salário para os profissionais com maior qualificação e um teto para professores com doutorado que por pouco excede os R$ 4 mil. Uma vergonha, pura e simples. Além disso, o Governador tem deixado claro a visão que tem da importância da educação, ao fazer declarações estapafúrdias em várias e várias entrevistas, tentando justificar os baixos salários e exprimindo posições contrárias à própria existência de um plano de carreira para a categoria. Lastimável. Particularmente lastimável quando acabou de ser divulgado novo resultado do ENEM, mostrando a situação de penúria do ensino público em nosso País. Seria muito simplismo encontrar relação de causa (pelo menos parcial) e consequência entre tal resultado e as políticas de governo?
.
Como professor universitário, tenho vários alunos meus, egressos do Curso de Graduação em Física da UECE ou Mestrandos ou Mestres que formei, alguns destes querendo continuar a estudar, seguindo Doutorado. Saliento que a maioria esmagadora de jovens de bairros pobres, que encontraram no estudo, na pesquisa, na educação, o que deveria ser caminho para a dignidade. É absolutamente revoltante a maneira como o Governo Cid Gomes trata esses jovens educadores. Mas a lógica desses governantes parece ser muito clara: para que filhos de trabalhadores Mestres e Doutores? Para que Mestres e Doutores dando aula para os filhos dos trabalhadores?


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.