27/06/2011

SIMPÓSIO INTERNACIONAL MARX - GRAMSCI

Apresentação

Os 120 anos de nascimento do grande teórico político e estrategista Antonio Gramsci ensejam uma ocasião mais que oportuna para a realização de um Simpósio Internacional, que traga não apenas a obra gramsciana para o desafio de pensar a sociedade contemporânea, como também a própria filosofia marxiana, fundamental para as reflexões do pensador sardo.
;
Os estudos da obra de Marx e Gramsci ganham novos fôlegos, hodiernamente, em todo o mundo. A crise geopolítica contemporânea – conseqüência do desenvolvimento do mundo midiático e tecnológico – tornam o estudo da obra desses pensadores ainda mais imprescindível e urgente. Tal como diz o próprio Gramsci, “Não existe na história, na vida social, nada de fixo, de rígido, de definitivo. E não existirá nunca. Novas verdades aumentam o patrimônio do saber, novas necessidades, sempre superiores, vêm suscitadas pelas condições novas de vida, novas curiosidades intelectuais e morais instigam o espírito...”. (La città futura, 1982, p. 671-672).


Nota-se, pois, a importância desses estudos: evidenciam a necessidade, expressa no próprio pensamento marxiano e gramsciano, da análise constante das principais questões da nossa sociedade atual. Daí mostrar-se tão oportuna a iniciativa da realização desse Simpósio. O contato e parceria com intelectuais italianos de renome internacional com estudiosos brasileiros – todos dedicados à investigação da obra desses pensadores – não apenas possibilitam, mas também instigam o frequente esforço de compreensão aguda das questões e problemas políticos, sociais e econômicos mais prementes no nosso mundo contemporâneo. A oportunidade de um encontro entre pesquisadores intercontinentais da obra de Marx e Gramsci manifesta, portanto, evidente fecundidade nos propósitos deste Simpósio.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.