Segundo Sindicato dos Professores, somente uma camisa foi dada aos estudantes. Falta da roupa causa alguns problemas como dificuldade para tomar ônibus e questões de higiene
O primeiro bimestre letivo se foi, mas apenas metade do uniforme escolar foi entregue nas escolas municipais de São Gonçalo. Com apenas uma camisa para ir à escola, alunos e responsáveis reclamam de dificuldades desde pegar um ônibus até frequentar as aulas com roupas limpas. De acordo com o Sindicato dos Professores, o problema é recorrente no município. A Prefeitura, no entanto, garante que todos ganharão uniformes, mas não determina quando isto ocorrerá.
.
“No ano passado, os uniformes foram entregues em setembro. Os alunos ficaram tendo que se virar com apenas uma camisa por quase o ano todo. Este ano caminha para a mesma coisa, pois alguns alunos que tinham a camisa do ano passado não ganharam este ano ainda. Isto sem contar no restante do ‘kit’ que eles deram, que muitos alunos ainda não viram o material”, denuncia a professora Mônica Assunção, diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) São Gonçalo.
O ‘kit’ entregue seria composto de uniforme e tênis, além de materiais de papelaria. O Sepe, no entanto, afirma que muitos alunos não receberam nenhum material ou apenas parte dele.
Constrangimento - No Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu, alunos dizem que receberam somente uma camisa e que às vezes é “constrangedor” não ter um segundo uniforme.
“Por exemplo a Educação Física. As minhas aulas são nos primeiros horários e depois fico o restante do dia suado, sem poder trocar de roupa. É constrangedor às vezes, mas temos que usar o uniforme no colégio e precisamos dele para poder pegar ônibus, então não tem jeito”, relata A.S., de 16 anos.
A avó de A.S. diz que é complicado ter apenas uma camisa para a escola e que a blusa do ano anterior, já gasta, tem que ser usada em alguns dias em que não há tempo para secar a roupa nova. Em um ponto, ela e o sindicato concordam:
“O ideal era que fossem duas camisas. A irmã dele, que estuda em um colégio do Estado, em Alcântara, recebeu duas camisas, no início do ano”, diz a avó.
“Claro que duas camisas seriam o ideal, para dar tempo de lavar e ter a opção de troca em dia de atividade física. A falta do uniforme prejudica em sala de aula e gera problemas até para acesso a ônibus”, conclui a professora Mônica Assunção.
Sem prazo – A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo divulgou que está em processo de confecção e distribuição dos uniformes escolares. Explicou ainda que, à medida que os uniformes ficam prontos são entregues às escolas e distribuídos para os alunos. Todos os estudantes da rede municipal receberão uniformes novos.
O FLUMINENSE
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Serão eliminados do Blog os comentários que:
1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.