07/04/2011

Alunos das escolas da rede municipal de São Gonçalo ficam sem uniforme

Segundo Sindicato dos Professores, somente uma camisa foi dada aos estudantes. Falta da roupa causa alguns problemas como dificuldade para tomar ônibus e questões de higiene

O primeiro bimestre letivo se foi, mas apenas metade do uniforme escolar foi entregue nas escolas municipais de São Gonçalo. Com apenas uma camisa para ir à escola, alunos e responsáveis reclamam de dificuldades desde pegar um ônibus até frequentar as aulas com roupas limpas. De acordo com o Sindicato dos Professores, o problema é recorrente no município. A Prefeitura, no entanto, garante que todos ganharão uniformes, mas não determina quando isto ocorrerá.
.

“No ano passado, os uniformes foram entregues em setembro. Os alunos ficaram tendo que se virar com apenas uma camisa por quase o ano todo. Este ano caminha para a mesma coisa, pois alguns alunos que tinham a camisa do ano passado não ganharam este ano ainda. Isto sem contar no restante do ‘kit’ que eles deram, que muitos alunos ainda não viram o material”, denuncia a professora Mônica Assunção, diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) São Gonçalo.

O ‘kit’ entregue seria composto de uniforme e tênis, além de materiais de papelaria. O Sepe, no entanto, afirma que muitos alunos não receberam nenhum material ou apenas parte dele.

Constrangimento - No Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu, alunos dizem que receberam somente uma camisa e que às vezes é “constrangedor” não ter um segundo uniforme.

“Por exemplo a Educação Física. As minhas aulas são nos primeiros horários e depois fico o restante do dia suado, sem poder trocar de roupa. É constrangedor às vezes, mas temos que usar o uniforme no colégio e precisamos dele para poder pegar ônibus, então não tem jeito”, relata A.S., de 16 anos.

A avó de A.S. diz que é complicado ter apenas uma camisa para a escola e que a blusa do ano anterior, já gasta, tem que ser usada em alguns dias em que não há tempo para secar a roupa nova. Em um ponto, ela e o sindicato concordam:

“O ideal era que fossem duas camisas. A irmã dele, que estuda em um colégio do Estado,  em Alcântara, recebeu duas camisas, no início do ano”, diz a avó.
“Claro que duas camisas seriam o ideal, para dar tempo de lavar e ter a opção de troca em dia de atividade física. A falta do uniforme prejudica em sala de aula e gera problemas até para acesso a ônibus”, conclui a professora Mônica Assunção.

Sem prazo
– A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo divulgou que está em processo de confecção e distribuição dos uniformes escolares. Explicou ainda que, à medida que os uniformes ficam prontos são entregues às escolas e distribuídos para os alunos. Todos os estudantes da rede municipal receberão uniformes novos.

O FLUMINENSE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.