08/10/2010

Alunos e professores discriminam homossexuais

Conclusão foi tomada após pesquisa realizada em escolas de 11 capitais brasileiras, incluindo o Rio. Durante um ano, 1.460 pessoas foram entrevistadas


Rio - Alunos e professores de escolas da rede municipal e estadual de ensino discriminam estudantes homossexuais. A conclusão é da pesquisa ‘Homofobia nas Escolas’, realizada em 11 capitais brasileiras, incluindo o Rio. Durante um ano, 1.460 pessoas foram entrevistadas.

No Rio, foram 134 entrevistados de quatro escolas da Zona Norte e Centro. “Descobrimos que os alunos são alvo de piadas e até de agressões físicas”, revela a coordenadora geral do estudo, Margarita Diaz. Os resultados, divulgados ontem pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, apontam também o desconhecimento da comunidade escolar em relação ao estudo da diversidade sexual. Quando o tema é tratado, o enfoque é apenas biológico.


A coordenadora estadual de diversidade educacional, Rita Rodrigues, afirma que a pesquisa dá subsídios para o desenvolvimento de ações no Estado. A ampliação de jornadas de Educação e Combate à Homofobia devem ser as primeiras medidas.


“A homofobia nas escolas é uma realidade concreta e não podemos ignorá-la”, avalia o superintendente de Direitos Individuais e Coletivos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cláudio Nascimento. Algumas ações estão na agenda da secretaria, como a realização do estudo em todo o estado, pesquisa com famílias das escolas já pesquisadas e a formação continuada de professores e alunos.







FONTE:
O DIA










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.