17/09/2010

Faetec: edital para 1.159 vagas em outubro

A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, que é vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, divulgará o edital do concurso para 1.159 vagas até o começo de outubro. O presidente da instituição, Celso Pansera, disse, com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA, que a Fundação Ceperj irá organizar a seleção com agilidade e explicou que as oportunidades serão distribuídas por região.

"É importante dizer que o concurso será regionalizado. No ato da inscrição, o candidato já irá escolher a vaga na região que deseja concorrer. É claro que a grande maioria das vagas será para a capital e para a Região Metropolitana, mas haverá oportunidades também no interior", ressaltou.


O concurso, autorizado no último dia 3, terá 209 vagas na área administrativa e 950 na parte pedagógica (veja tabela abaixo). Os vencimentos podem variar entre R$955,77 e R$2.681,09. Além da estabilidade, assegurada pelo regime estatutário, o presidente da Faetec destacou que um dos principais atrativos é o Plano de Cargos e Salários, que possibilita crescimento profissional a curto prazo.

"A Faetec tem um Plano de Cargos e Salários que prevê a progressão de acordo com o tempo de serviço e por mérito. A primeira é a cada dois anos, sendo que, para a área administrativa, há o aumento de 5% da faixa salarial, e na área pedagógica, de 7%. E a progressão por mérito ocorre à medida que o profissional vai se especializando. Nossos professores recebem, em média, 30% ou 40% acima do salário base, porque, em geral, quando passam no concurso, já têm alguma especialização", explicou, complementando que está lutando pelo direito ao vale-transporte junto ao governo.

Outro destaque da Faetec é a permanente qualificação dos profissionais. Celso Pansera destacou que o programa Formação Continuada (Foco) já treinou mais de 2 mil funcionários em diversas áreas. A aposta agora é investir nos cursos de pós-graduação na área de administração escolar e supervisão escolar para que, dentro de dois anos, a Faetec tenha os diretores de unidades com formação em uma das duas áreas.
Provas previstas para novembro 
Com a programação de aplicar as primeiras provas em novembro, o presidente da Faetec, Celso Pansera, garante que a Fundação Ceperj (organizadora) irá acelerar os preparativos para que, até o fim deste ano, os resultados sejam divulgados. O presidente da instituição orienta que os interessados comecem a estudar, tomando por base as disciplinas básicas e os conhecimentos específicos de cada cargo.

"Nosso objetivo é realizar a prova até, no máximo, o fim de novembro. Estamos avaliando a possibilidade de uma prova prática, mas acredito que isso será inviável. Então, a princípio, serão propostas provas objetivas e de títulos. Acredito que a cobrança irá girar em torno das disciplinas básicas, como, por exemplo, Português e Informática, e, claro, de alguns Conhecimentos Específicos. A ideia é fazer as provas de todas as áreas no mesmo dia", explica.

Para o presidente da Faetec, até maio de 2011, os 1.159 aprovados no concurso serão convocados. Pansera não descarta a possibilidade de mais convocações surgirem ao longo da validade do concurso. Tudo irá depender da avaliação do governo.

"Essas vagas que estamos divulgando serão preenchidas até maio do ano que vem. Até lá, queremos contratar todos. A partir daí, vamos abrir uma negociação com o governo, ver como estão as nossas demandas e, claro, avaliar o Orçamento", comenta. 
 Fonte: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.