Enquanto candidatos apostam neste tipo de mídia para conquistar voluntários para campanha eleitoral, TRE monta equipe para monitorar tudo o que sai no mundo virtual
As eleições gerais de outubro deste ano serão as primeiras realizadas no País que terão uma forte influência da internet. Aproveitando a extensão da banda larga no Brasil e a popularização do uso do computador, os candidatos apostam cada vez mais neste tipo de mídia para conquistar voluntários para a campanha eleitoral, doações e eleitores. A novidade obrigou também o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) a aperfeiçoar sua estratégia de fiscalização e montar uma equipe especialmente para fiscalizar a propaganda eleitoral antecipada em sites pessoais, de empresas e órgãos públicos; blogs; twitter; e sites de relacionamento.
“São dois fiscais que ficarão diariamente e o dia todo vistoriando a internet. Isso é uma novidade nesta eleição”, contou o chefe da fiscalização do TRE, Luiz Fernando Santa Brígida, acrescentando que outros fiscais também reforçarão o trabalho quando houver denúncias de eleitores.
De acordo com Santa Brígida, nesta fase preliminar os pré-candidatos e amigos destes poderão manter sites na internet. A única restrição diz respeito a fazer campanha, pedir votos dos eleitores ou atacar outros pré-candidatos.
“É proibida a propaganda paga e qualquer referência em sites de órgãos públicos. O pré-candidato pode falar sobre diversos temas, mas sem dizer que faria isso ou aquilo se fosse eleito para um cargo. Pode fazer críticas, mas sem atacar a figura de uma autoridade”, explicou o chefe da fiscalização do tribunal.
Punição - Santa Brígida informou ainda que os infratores estão sujeitos a multa cujo valor pode variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil por peça irregular. Quem quiser fazer a denúncia, pode ligar para os números do Disque-Denúncia do Tribunal: 2533-9797, 2533-9955 e 3513-8204, de segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas. Ou pelo sites interior@tre-rj.gov.br (quem for do interior do Estado) e capital@tre-rj.gov.br (os eleitores da capital).
Santa Brígida contou que até o momento, a única denúncia que o tribunal recebeu foi no final do ano passado, em relação ao site “Volta Garotinho”, feito por aliados do ex-governador Anthony Garotinho, que este fim de semana será lançado pré-candidato ao Governo do Estado pelo PR. O site foi retirado do ar por determinação do tribunal por considerá-lo uma propaganda antecipada. Para evitar novos casos a equipe do TRE promete se manter em alerta.
Pesquisa aponta força da web no pleito
Pesquisa recente sobre novas mídias e eleições ouviu 1.929 jovens internautas com idade acima de 16 anos em 21 estados, constatou a força da internet com este público. Em relação às eleições, 59% destes jovens afirmaram achar possível ocorrer no Brasil um tipo de mobilização, na rede, semelhante a que ajudou a eleger o atual presidente americano, Barack Obama.
Somente 16% afirmaram não aceitar participar de mobilizações políticas pela web, enquanto 84% disseram que até poderiam participar, sendo 24% de forma incondicional e 54%, dependendo do candidato; enquanto que 6% se mobilizariam dependendo de quem estivesse na rede participando do movimento.
O cientista político Eurico de Lima Figueiredo, coordenador de Pós-Graduação em Ciências Políticas da Universidade Federal Fluminense (FF), questiona a pesquisa realizada pelo Grupo Posicione Brasil
“Nos Estados Unidos apenas 30% se deixa influenciar pela internet. O Brasil não tem uma banda larga como no Chile ou Argentina, por exemplo. Menor ainda que a dos americanos, que tem a maior do mundo. A influência do voto é mais forte entre os jovens de classe média e alta e mais fraca entre os mais pobres, que são a maioria do eleitorado. Estes sequer têm acesso à internet”, explicou.
“O universo entrevistado é pequeno. Por exemplo, pegue duas pessoas. Uma é favor e outra contra. Temos 50% para cada lado. Isso não prova nada. Nos Estados Unidos, há 70% que não se deixam influenciar pela web. No Brasil é bem pior”, criticou o cientista político.
Porém, o cientista político é otimista em relação ao uso da internet no futuro.
“A tendência é aumentar cada vez mais a influência, com a democratização no acesso à Grande Rede. O Governo Lula está ampliando a banda larga no País”, disse.
De acordo ainda com a pesquisa do Posicione Brasil, 64% dos entrevistados afirmaram que não acompanham nenhum político. Dos que acompanham, o Twitter é a ferramenta preferida (28%). Blogs, sites pessoais e Orkut ficam em segundo plano, talvez devido ao maior nível de engajamento/envolvimento necessário e menor dinamismo destes mecanismos. Deste universo, 7%, apesar de jovens e instruídos, ainda levam em consideração a aparência dos candidatos.
Políticos aderem aos sites e redes sociais
O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), que tentará a reeleição este ano, foi visto durante a vistoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), no comerço de março, usando um blackberry (tipo de telefone celular com acesso à internet). Apaixonado pelas novas tecnologias, o peemedebista usará de sites e redes sociais para conseguir apoio a sua campanha, segundo a sua assessoria. A estratégia está sendo montada.
Um dos pioneiros no uso da internet como arma para arregimentar voluntários e apoios foi o deputado federal Fernando Gabeira (PV), quando disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2008. Provocou o surgimento de uma “onda verde” entre os cariocas e perdeu por menos de 1% para o prefeito Eduardo Paes (PMDB), no segundo turno. Utilizando blogs, sites e redes sociais na internet, ele revolucionou as campanhas eleitorais.
“Fomos beneficiados com a extensão da banda larga em todo o País, facilitando o acesso à internet, democratizando as campanhas. Mas é preciso que o eleitor acesse a Grande Rede. Mas, não ocorrerá aqui com a mesma intensidade que nos Estados Unidos. Muitos no Brasil não tem sequer computador”, observou.
O presidente regional do PR e ex-governador, Anthony Garotinho, cotado para disputar a sucessão estadual, no início do ano montou um “portal” na internet com notícias e o seu blog onde divulga realizações de seu mandato à frente do governo estadual (1999-2002) e propostas para o estado. Seus aliados montaram até um perfil no twitter e no Facebook, outro site de relacionamentos.
A pré-candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva, tem um site chamado www.movimentomarinasilva.org.br que diz “Somos uma aliança de cidadãos por um Brasil democrático e sustentável”
Já a pré-candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, tem uma propaganda mais explícita no blog “Dilma Rousseff 2010 – Presidenta do Brasil”, com fotos e dados de pesquisas eleitorais. O site www.movimentocirogomes.org é feito por correligionários do deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) pré-candidato a presidente. Apesar de dizer que é para “discutir ideias para um Brasil melhor”, diz que foi lançado um novo site (www.cirogomes.com), para mostrar que o socialista ainda está disposto a disputar a Presidência. O tucano José Serra também já está na rede.
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