25/02/2010

Merenda apenas em 20% das escolas-Nova Iguaçu



Alunos da rede municipal de Nova Iguaçu levam lanche de casa para assistir aula. Prefeitura diz que hoje situação estará normalizada


Rio - Apesar de a Prefeitura de Nova Iguaçu garantir que as escolas estavam abastecidas de alimentos para a merenda ontem, muitas unidades continuaram com o mesmo problema dos dias anteriores, quando dispensaram alunos mais cedo devido à falta de refeições. Em 20% das 124 escolas, foram servidos suco e biscoito ou arroz, feijão, batata, brócolis e carne ensopada, segundo a assessoria de impresa da prefeitura. É o caso da Escola Monteiro Lobato, onde O DIA mostrou ontem, que as crianças estavam sem merenda.

Segundo informou a prefeitura, todas as dispensas da rede de ensino foram abastecidas durante o dia, mas não houve tempo hábil para o preparo da merenda em todas as escolas. “Amanhã (hoje), com certeza, todas as crianças vão dispor do café da manhã, almoço e lanche”, garantiu a assessoria do prefeito Lindberg Farias.

Na Escola Municipal Dr. José Reis, em Prados Verdes, a situação ainda não havia mudado. Preocupada com a falta da merenda, a dona de casa Aurélia Rodrigues Machado mandou iogurte e água gelada para o filho Edson, 6 anos, em seu primeiro dia de aula. “É a primeira vez que levo um filho para a escola. Se não tiver merenda, pelo menos, o iogurte engana”, justificou.

A diretora do colégio, que não quis se identificar, se recusou a falar sobre o assunto. Limitou-se a informar que a merenda já estava armazenada. “Não lanchei e nem merendei hoje (ontem). Ninguém contou o motivo”, comentou Cíntia Dias Silva, 12, que cursa a 6ª série. A mãe de Cíntia, Angélica da Silba Dias, reclamou do tratamento que os três filhos recebem na escola. “Aqui nada funciona direito, a escola está abandonada, cheia de mato. O prefeito talvez não esteja sabendo dos problemas que acontecem aqui”, queixou-se.

Valdinete da Silva, 29 anos, que tem dois filhos estudando no Dr. José Reis, classificou como falta de respeito o fato de os meninos não terem merenda. “Mesmo quando tem comida, alguns alunos ficam sem lanche porque não dá para todos”, contou.

Já Elizabeth da Silva Curi, 35, disse que não deixará os dois filhos frequentarem o horário integral caso não haja merenda para eles. “Do contrário, terei que vir buscá-lo para que eles almocem em casa. Seria um absurdo”, reclamou.

Na avaliação do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), a maioria das escolas não preparou a merenda ontem por falta de mão de obra. “Muitos colégios estão sem merendeira porque a prefeitura tem débito com a cooperativa que presta serviço à municipalidade”, afirmou uma das diretoras. A assessoria de imprensa da prefeitura negou e informou que as 400 merendeiras estão se desligando da cooperativa Multiprof para serem contratadas pela prefeitura.

POR GERALDO PERELO ( O DIA )

3 comentários:

  1. O que aconteceu com o aumento salarial dos professores da rede municipal de educação de Nova Iguaçu?

    ResponderExcluir
  2. nos merendeiras de nova iguaçu estamos se receber,e so tem boatos que nos seremos contratadas pela prefeitura,naõ te merenda para as crianças pesso que algeum nos ajuda a pelo o mesnos receber

    ResponderExcluir
  3. AS MERENDEIRA E AUXILIAR DE COZINHA,ESTÃO SEM PREVISÃO DE PAGAMENTO NO MUNICIPIO DE NOVA IGUAÇU,DETALE AS MERENDEIRAS GANHAM 420 E AS AUXILIARES 310.ISSO PODE? MENOS QUE UM SALARIO MINIMO.VAI PARA TRES MESES SEM PAGAMENTO.

    ResponderExcluir

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.