03/07/2009

UNIDADE CLASSISTA

UNIDADE CLASSISTA: Organização

CARTA DE PRINCÍPIOS


A Unidade Classista é uma organização sindical dos comunistas. Congrega militantes do PCB, simpatizantes, amigos, trabalhadores e sindicalistas que concordam com o programa da Unidade Classista. A UC é ligada, politicamente, ao PCB.

A Unidade Classista tem por princípio a emancipação dos trabalhadores com a superação do modo de produção capitalista e a construção de uma sociedade sem explorados, nem exploradores. Para a UC, o objetivo de classe dos trabalhadores é o socialismo. Para a consecução de seus objetivos, a organização dos trabalhadores deve ser balizada pela independência de classe. Apenas preservando a independência de classe, os trabalhadores podem ter intervenção efetiva na conjuntura e na vida social.

A Unidade Classista luta pela preservação da memória dos trabalhadores do Brasil e do mundo. Conhecer a experiência de luta e de organização dos trabalhadores em seus erros e acertos, vitórias e derrotas, é fundamental para atuação da classe trabalhadora no presente.

A Unidade Classista é internacionalista e desenvolve solidariedade ativa à luta dos trabalhadores em todos os países. Promove intercâmbios, divulga as ações, participa de eventos internacionais e apóia ações unitárias como greves de solidariedade etc. Participa de organizações internacionais de trabalhadores, especialmente, da Federação Sindical Mundial.

A Unidade Classista entende que as lutas econômicas são a escola de luta do proletariado. Apóia todas as lutas dos trabalhadores por emprego, salário e melhores condições de trabalho. Entende também que as lutas econômicas isoladas dos objetivos estratégicos são insuficientes para a construção da independência de classe.

A Unidade Classista trabalha pela unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, do setor público e do setor privado. Para a UC, a luta dos trabalhadores empregados é a luta dos trabalhadores desempregados, precários e terceirizados. A unidade de classe é a arma contra a divisão imposta pelo capital.

A Unidade Classista luta pela mais ampla liberdade de organização dos trabalhadores, por local de trabalho, em sindicatos e em centrais sindicais nacionais. Defende a unidade dos trabalhadores, sendo contrária ao pluralismo sindical e à fragmentação sindical em categorias diferenciadas. A forma mais avançada de organização sindical, que garante a unidade de ação dos trabalhadores, é o sindicato por ramo de atividade.

A Unidade Classista defende os trabalhadores em sua luta. Enfrenta a repressão nas empresas e nas ruas. A solidariedade de classe se dá na luta contra a criminalização do movimento operário, popular e no apoio político e material aos perseguidos pelo capital.

A Unidade Classista pugna por um sindicalismo classista, combativo, unitário e democrático. O movimento sindical representa a classe em seus interesses imediatos e gerais. Representa o conjunto dos trabalhadores, independente de crença, raça, gênero, opção sexual e filiação política.

A Unidade Classista entende que é tarefa da classe trabalhadora a luta contra o racismo, contra a discriminação de gênero e opção sexual. A preservação do meio ambiente e da saúde dos que trabalham é parte integrante do repertório de lutas da classe.

ORGANIZAÇÃO

A Unidade Classista se organiza por ramo de atividade, por região, por estado e em todo o país. O Encontro Nacional da UC elabora a Carta de Princípios, as formas de organização e o plano de ação da UC. O Encontro é constituído por delegados eleitos nos Encontros Regionais e de Base, na proporção de 1 delegado por cada 10 participantes nos Encontros de Base.

Os Encontros Nacional, Estaduais e de Base elegem Coordenações Nacional, Estadual e de Base. As Coordenações terão um responsável por finanças, um responsável pelo boletim da UC e um responsável pela formação política e sindical. As Coordenações mantêm a Sede da UC no Estado e na região.

O plano de ação da UC contempla as lutas mais importantes, como datas-base, campanhas salariais, jornadas contra o desemprego etc, eleições sindicais, congressos e as atividades internas da UC, como seminários, cursos etc.

Os trabalhadores participantes da UC contribuem, semestralmente, com uma quota de R$ 20,00, dividida, proporcionalmente, pelas Coordenações de Base, Estadual e Regional. A primeira quotização será, integralmente, revertida para a Coordenação Nacional da UC.

A Coordenação Nacional da UC publicará um Boletim mensal e manterá uma página da Internet. A Sede da Coordenação da UC será em SP.


Leia mais sobre a "UNIDADE CLASSISTA", AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão eliminados do Blog os comentários que:

1-Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2-Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
3-Contenham conteúdos racistas ou homofóbicos.