28/05/2009

SÉRGIO CABRAL - O NAMORADO CAFAJESTE



SÉRGIO CABRAL - O NAMORADO CAFAJESTE: Usa verba pública e repassa à Empresas Privadas.


Após dez anos de governo do PMDB, a situação só piorou. Os percentuais de reposição conquistados com muita luta durante este período, ficaram abaixo dos índices inflacionários, levando toda a categoria (Funcionários e Professores) a uma defasagem salarial em torno de 60%.

O programa Nova Escola só aprofundou o caos em toda a rede alargando a diferença entre Ativos, Aposentados e Pensionistas ao estabelecer o fim da isonomia entre Servidores que exercem a mesma função, ainda que com a mesma formação e tempo de serviço.

A nossa precária assistência médica, entrou em colapso com o sucateamento, atingindo o estágio terminal: hoje há um só posto de atendimento de urgência 24h na capital do Estado, ficando os Servidores da baixada e interior do Estado sem qualquer assistência, no caso de doenças.


Programas como o de Adequação, desenvolvidos conjuntamente pela Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Educação, proibiam qualquer escola da rede oferecer disciplinas e projetos além da Grade Curricular mínima obrigatória, atingindo em cheio a qualidade de ensino nas escolas da rede, ao mesmo tempo obrigavam a transferência de muitos profissionais para outras unidades de ensino em pleno ano letivo (2001).


Recentemente, o programa de OTIMIZAÇÃO, repetiu os mesmos objetivos, obrigando o deslocamento de profissionais que exerciam funções essenciais ao processo educacional (Orientação Escolar, Coordenação, Secretaria, etc.) para funções docentes, inviabilizando administrativamente e pedagogicamente o funcionamento de muitas escolas. Os Docentes II, que por necessidade do Estado, foram deslocados para atender funções docentes, são vítimas prioritárias desses projetos, com um agravante, o fechamento de turmas do primeiro segmento do ensino fundamental.


Estes colegas ficam em uma situação angustiante, o que piora quando se leva em conta sua habilitação. Dá a sensação de que não vale à pena investir em formação. Isto é um DESRESPEITO INCONCEBÍVEL. Durante todos estes anos, somos vitimados por uma ação orquestrada na mídia, ao sermos apresentados como faltosos, despreparados, corporativistas, etc. Tudo para justificar o objetivo prioritário do governo, que é o de Privatizar o Ensino Público.


Programas como “AMIGOS DA ESCOLA” ou “ADOTE UMA ESCOLA” assinados com a FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO, que construiu seu império sob a tutela da Ditadura Militar, e o processo de privatização da merenda escolar através de uma “Empresa de Quentinhas”, a presença crescente de funcionários terceirizados nas unidades escolares, comprova claramente o objetivo privatista.

Muitos colegas afirmam que as GREVES e as PARALISAÇÕES, tornaram-se inócuas como forma de resistência e luta diante de governos cada vez mais eficazes em manipular a consciência da população através da mídia. Porém, queremos afirmar que não são estes mecanismos os responsáveis pelo avanço do NEOLIBERALISMO na Administração Pública.


Na verdade, o grande embate se dá na disputa por um modelo de sociedade, entre um Estado que representa interesses de uma classe burguesa e patronal e a Classe Trabalhadora que avança em seu nível de consciência, refletindo sobre seu lugar na sociedade. Essa luta pode ser verificada em nosso Estado, em nosso País, assumindo contornos internacionais (França, Itália, etc.). Em nossa área podemos comprovar essa premissa ao observar a luta dos Profissionais de Educação em diversos Municípios e Estados e em nível internacional como na Europa.

As GREVES e as PARALISAÇÕES continuam sendo importantes instrumentos de luta, porém, a sua construção e condução deverão ocorrer de forma mais consistente. Afinal, se os Governos têm a mídia, nós temos as salas de aulas, nossos alunos e toda comunidade escolar a nosso favor. É preciso, no entanto, estreitar os laços. Dialogar com a comunidade e não somente informar.

È necessário que os alunos e a comunidade sintam nossa parceria nesse embate. Somos umas das poucas categorias, senão a única, que está presente em todos os Municípios, em todos os bairros, em todos os guetos, todas as semanas, durante grande parte do dia, construindo junto aos filhos da Classe Trabalhadora o conhecimento que nos levará a êxito. Resgataremos a nossa luta por meio de nossa história e compreensão do momento em que estamos inseridos.

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